A natureza sempre foi atingida pela evolução tecnológica, já que muitas vezes, a falta de consciência e informação faz com que as pessoas façam um descarte indevido dos equipamentos que não possuem mais utilidade. Um exemplo é o cartucho que quando vazio perde sua utilidade e pode trazer muitos danos se não tiver um destino final correto. Analisa-se que cada cartucho possa levar cerca de 100 anos para se deteriorar na natureza.
Muitas empresas já estão atentas a esta necessidade e disponibilizam pontos de coleta no Brasil inteiro (consulte o site do seu fabricante) para seus clientes. Neste caso, os cartuchos recolhidos são desmontados e tem suas peças separadas de acordo com o material que será transformado em matéria-prima para outras indústrias ou são reaproveitados de alguma forma pela própria organização.
A Brother conta com
um programa de reciclagem no qual os usuários podem
enviar seus cartuchos ou toners vazios pelo correio, basta
preencher o formulário no site. A Lexmark também
conta com um programa de devolução de cartuchos no qual a
empresa se compromete a vender os cartuchos com desconto desde que o cliente também se comprometa a utilizá-lo
uma vez e devolvê-lo para reciclagem.
Procure se informar sobre a prática ideal para você, mas não deixe de fazer a sua parte em contribuir para a preservação do nosso planeta. São pequenas ações como estas que fazem a diferença.